Modelagem de processos, no sentido prático, é a organização dos processos, subprocessos, atividades e rotina da empresa sempre objetivando a melhoria dos controles internos a fim de que a empresa possa alcançar seus resultados.

É também um método de realizar uma implementação de rotinas que promovam a sistematização, o monitoramento, a avaliação e a implantação de melhorias futuras nos diferentes processos organizacionais do negócio.

Objetivo

O principal objetivo da modelagem de processos é buscar um melhor entendimento dos processos de negócios existentes e dos futuros, para melhorar o nível de satisfação do cliente e aumentar o desempenho do negócio.

Metodologia adotada pela Sinergia Consultoria

O Business Process Modeling Notation (BPMN) é a metodologia que vem se consolidando internacionalmente como o principal padrão de notação para modelagem de processos organizacionais. Desenvolvido pela Business Process Management Initiative (BPMI), tem como objetivo oferecer uma representação gráfica dos processos, (através de fluxogramas), facilmente compreensíveis por todos os usuários, contribuindo com o gerenciamento e monitoramento de processos a partir de modelos facilmente executáveis.

A Sinergia Consultoria adota o padrão (BPMN) para o mapeamento e redesenho de processo, utilizando para isso sistema informatizado como o Bizagi de modo a documentar os processos organizacionais em modelos atuais (AS IS) que permitam a analise e monitoramento de suas etapas, além de identificação de oportunidades de mudanças, que são projetadas em modelos futuros (TO BE).

Fases da Modelagem de Processos

O projeto de gerenciamento de mudanças organizacionais desenvolvido pela Sinergia Consultoria, promove melhorias contínuas nos processos de negócios a partir do entendimento da forma como as atividades são realizadas (começo, meio e fim), de maneira a alcançar o objetivo do processo. As seguintes etapas são necessárias para realização desse projeto com sucesso: 

  • 1Primeira etapa: envolve as atividades de Diagnóstico Organizacional, Mapeamento Estratégico e Mapeamento Operacional dos Processos de Negócios.
  • 2Segunda etapa: é destinada ao Estudo e Modelagem dos Processos (mudanças) com elaboração de workflow (fluxo de trabalho) com base em notação BPMN (Business Process Modeling Notation) e à implantação da documentação de processo (manuais de procedimentos internos, formulários etc..).
  • 3Terceira etapa: é destinada à realização de auditorias internas de processos, podendo a partir do seu resultado, haver algum ajuste nos processos instituídos.
Voltar ao topo